Brasil no Festival de Cannes 2006
Este post nasceu de um e-mail marketing que recebi do site Propaganda e Marketing, numa conta que eu quase não abro, informando da cobertura que o site está fazendo do Festival de Publicidade de Cannes 2006. Eu sempre me interessei muito pelo assunto "publicidade", mas desta vez eu ainda não tinha lido nada sobre o festival deste ano. Tudo mudou depois que dei o primeiro clique, que me levava até a página dedica exclusivamente a cobertura do evento atravéz de vídeos de reportagens feitas com os maiores nomes da propaganda brasileira e, é claro, os vencedores brazucas de leões franceses.
Eu vi todos os vídeos disponibilizados. Apesar de a reporter ser um tanto "sem graça", os entrevistados valiam a pena. Destaco o Web Designer Domênico Massareto, da agência Africa, vencedor de dois leões de Cyber em Cannes. Um de ouro no Young Creatives, com uma criação para a Cruz Vermelha e outro, de prata, com uma criação para a revista Sexy, quando ele ainda estava na AgênciaClick. Domênico é um jovem promissor, já vencedor e de grande prestígio, sendo reconhecido pelo seu grande talento. Muitos profissionais da área elogiaram-no durante as reportagens.
Apesar do destaque para Domênico, não pense que o Brasil está bem no festival de publicidade mais importante do mundo. Nem mesmo em Cyber, onde os brasileiros tem tradição e ganhou 22 leões ano passado, com a DM9DDB sendo INTERACTIVE AGENCY OF THE YEAR. Esse ano a DM9 ficou em 3º lugar.
Os publicitários brasileiros só ganharam 24 leões: 5 em Press, 4 em Outdoor, 6 em Rádio e 9 em Cyber. Até agora nenhum Grand Prix, a premiação mais importante do festival. A título de comparação, o Brasil ganhou 42 leões ao todo no ano passado. Vamos torcer para o Brasil molhorar nesta competição tão importante para a publicidade mundial quanto a Copa do Mundo é para o futebol.
Ainda tem muita água pra rolar, pois o festival só acaba no dia 24/06. Mas apesar de termos boas campanhas, não prevejo nada espetacular da delegação nacional. O ano é mesmo da agência Crispin Porter + Bogusky de Miami que ganhou tudo e mais um pouco e de quebra foi considerada INTERACTIVE AGENCY OF THE YEAR.
Mas quem está fazendo um bom trabalho de divulgação de marca é a agência África. Ela, além de bancar a cobertura do festival pela equipe do Propaganda e Marketing (juntamente com o portal Terra) é também patrocinadora oficial do Festival Internacional de Publicidade de Cannes.
O pessoal da agência espalhou banners e cartazes por toda a cidade, fez um lounge para os jornalistas do mundo inteiro, mas principalmente os brasileiros, poderem fazer suas matérias e enviá-las atravéz de internet banda larda.
Juntamente com estas ações, a África investiu muito bem na área onde deseja competir com exclusividade no ano que vem: a internet. Ela fez hotsites especialmente para o festival como o África Coming Soon, que é uma extenção do projeto divulgado nas ruas de Cannes anunciando que a empresa se dedicará a ganhar prêmios somente na área de Cyber em 2007, e o Africa Auditorium onde é simulado uma seção de filmes no Palais des Festivals onde o usuário pode assistir aos filmes selecionados na categoria Film e fazer comentários sobre eles atravéz do microfone. É importante que prestem atenção quando forem reservar seus lugares. As estrelinhas representam os publicitários da agência e eles fazem comentários sobre os comerciais, estando perto vocês poderão escutar os comentários deles. Eu estou no andar superior, na frente do Domênico Massareto, com o nome de Romullo. Infelizmente ele não fez nenhum comentário, mas eu fiz questão de comentar a grande maioria dos filmes.
OBS1.: A África, mesmo sem inscrever nenhuma peça na competição deste ano, levou um leão de tabela com a premiação de Domênico Massareto.
Eu passei a madrugada toda lendo tudo sobre o assunto e assistindo a muitos videos, principalmente comerciais. Tudo muito interessante. Por isso decidi escrever este post. Tudo por conta de um simples e-mail marketing.
OBS2.: Esse post levou horas para ser escrito então já que você chegou até aqui, por favor, se você gostou do post deixe seu racado nos comentários. Como eu já disse, esse feedback é muito importante. Abraço!
Como eu poderia não comentar?? Comento, em segundo lugar pelo seu pedido!! Já que levou horas para escrever.
Em terceiro porque eu acompanhei todo o andamento do Festival de Cannes e apesar da minha alegria imensa (que já irei comentar), percebi, como todos, que o desempenho do Brasil caiu bastante.
Eu sempre fico torcendo, olhando os short lists, procurando as peças... enfim, é uma pena que a gente teve um número tão baixo de Leões.
Mas, o primeiro motivo que me fez comentar é para agradecer ao elogio (que eu considero merecidíssimo) ao Domênico Massareto (meu irmão, diga-se de passagem) que conquistou o Young Creative Competition de Cyber e ainda levou mais um Leão de Prata.
A quem diga que ele é um homem de sorte... e eu, como moro com ele, só posso dizer que isso é resultado de muito (muito mesmo) trabalho e dedicação. Mesmo com o baixo desempenho do Brasil ele trouxe dois prêmios. E não é a primeira vez.
Parabéns e obrigada pelo reconhecimento do trabalho dos profissionais dedicados e competentes.
Um abraço,
Carla
Posted by Anônimo | terça-feira, 04 julho, 2006