Rio é sede de evento mundial do Creative Commons
O iCommons Summit 2006 reúne representantes de mais de 60 países para discutir alternativas ao licenciamento de propriedade intelectual
Por Alexandre Barbosa
Quanto vale o texto de um livro, a autoria de uma matéria, de uma música? Como se determina como e quanto se deve remunerar os autores de uma idéia?
Os usuários das Creative Commons responderam esta pergunta com uma alternativa radical: abrem mão dos direitos autorais em prol de autorizar o uso livre do que foi criado para uso não comercial.
As alternativas são várias, claro, aplicáveis parcial ou totalmente para qualquer obra de produto intelectual, inclusive programas de computador.
Para discutir como se aplica esse modelo de licenciamento e seus desdobramentos nas mais variadas áreas do conhecimento, representantes do Creative Commons em mais de 60 países realizam de 23/06 a 02/07, domingo, o iCommons Summit 2006, no Rio de Janeiro.
É o segundo encontro do grupo. O primeiro, no ano passado, foi realizado nos Estados Unidos. O evento, no entanto, é fechado a convidados.
Criado em 2001, na universidade americana de Stanford, pelo professor de direito Lawrence Lessig, o Creative Commons reúne hoje membros de países como Brasil, China e África do Sul, entre outros.
Vi lá no Estadão.com.br Tecnologia, cuja a página principal anunciava a seguinte notícia: "Brasil bate venezuela Copa do Mundo 2006 nononon onnnonoo nono nonono non ononono nonononon". Esses Webdesigners...
O Creative Commons é idicado por alguns como o único instrumento que garatirá a distribuição de conhecimento intelectual via internet sem prejudicar os seus respectivos autores. A intenção é muito boa e esse evento sendo sediado no Rio mostra como o Brasil é um importante parceiro da iniciativa.
Se você se interessou e quer fazer uma licença de Creative Commons para o seu trabalho, tem como fazer isso por uma jurisdição brasileira do projeto. Mas é bom ler tudo com muito cuidado e escolher o tipo correto de licença. Detalhe: apesar de a jurisdição ser brasileira, o site é em inglês.
Eu não sei bem o que dizer sobre, por isso copiei o texto de outra fonte. Mas e vocês? O que acham do Creative Commons? Será mesmo a solução dos nossos problemas ou não?
Bacana isso heim, mas ainda dá muito "pano pra manga".
Posted by Anônimo | terça-feira, 27 junho, 2006
Eu só acho que paralelo a esse encontro fechado, deveria rolar um aberto e livre para que as pessoas podessem participar, e entender melhor as possibilidades e pontos positivos da proposta do CC. Sem abertura, não há popularização! Enfim, só uma opnião.
Posted by Anônimo | quinta-feira, 06 julho, 2006