Eleições 2006: As escolhas do Brasil
Eu prometo que esse será o penúltimo post sobre politica aqui no Blog do Noel esse ano. O último será daqui há 3 semanas quando sairá os resultados do 2º turno.
Agora eu falarei sobre os absurdos cometidos pela população de alguns estados reelegendo alguns dos parlamentares envolvidos em vários escândalos de corrupção. Dos 203 nomes da lista, 52 foram reeleitos ou postos no 2º turno nas eleições estaduais. E é importante salientar que a maioria deles foram reeleitos com votações expressivas.
Minas Gerais é o estado que mais reelegeu candidatos de conduta duvidosa durante sua estadia na Câmara ou no Senado Federal com um total de 7.
Amapá, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe reelegeram um candidato acusado cada.
Os brasileiros do Acre, Amazonas, Ceará, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Santa Catarina podem se orgulhar de não terem cometido o mesmo erro.
O estado de Alagoas não reelegeu nenhum parlamentar acusado, mas em compensação colocou novamente o carioca e ex-Presidente Fernando Collor de Mello em um cargo político após 15 anos, dessa vez como Senador na vaga de Heloísa Helena.
Relembrando: Collor foi Presidênte do Brasil de 1990 a 1992, ano que foi destituído do cargo após sofrer um impeachment diante importantes acusações de corrupção no seu governo.
No Distrito Federal, o Deputado José Roberto Arruda, acusado de crime contra a administração pública, foi eleito Governador ainda no 1º turno.
No Rio de Janeiro, o Senador Sérgio Cabral, que foi motivo de um post especial dedicado totalmente à ele aqui no blog, perdeu votos na reta final e vai ter que disputar uma eleição tida como ganha no 1º turno com Denise Frossard que subiu inacreditalvelmente nas pesquisas e vai para o 2º turno.
O Rio Grande do Norte pôs no 2º turno o Senador Garibaldi Alves Filho, que é acusado de crime eleitoral e é detentor da grande maioria dos meios de comunicação daquele estado.
São Paulo, além de reeleger figuras importantes acusados de participação nos casos do mensalão, sanguessugas, entre outros, elegeu, novamente, o famoso ex-Deputado, ex-Governador (indicado pela ditadura militar) e Prefeito da capital paulista, Paulo Maluf com a maior votação do Brasil e o estilista Clodovil Hernandez que declarou não ter propostas e não saber o que fazer na Câmara, mas prometeu estar sempre muito bem vestido durante as seções.
Relembrando: Maluf foi preso ano passado por 40 dias acusado de crimes contra o sistema financeiro, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Vale lembrar também que o Blog do Noel, orgulhosamente, divulgou uma lista com os nomes dos parlamentares acusados de corrupção há alguns dias. Infelizmente, só isso não foi suficiênte.
Segue abaixo a lista completa com os nomes dos parlamentares acusados de corrupção que conseguiram se reeleger com o voto do povo.
Amapá
Davi Alcolumbre (6º mais votado)
Bahia
Antonio Carlos Magalhães Neto (1º mais votado), Fernando de Fabinho (7º mais votado), Paulo Magalhães (11º mais votado), Mário Negromonte (12º mais votado), Guilherme Menezes (22º mais votado), Cláudio Cajado (24º mais votado),
Distrito Federal
Alberto Fraga (2º mais votado)
Goiás
Sandro Mabel (5º mais votado), Jovair Arantes (5º mais votado), Rubens Otoni (10º mais votado), Luiz Bittencourt (14º mais votado), Carlos Alberto Leréia (16º mais votado)
Maranhão
Clóvis Fecury (6º mais votado), Dr. Ribamar Alves (18º mais votado)
Mato Grosso
Wellington Fagundes (3º mais votado), Thelma de Oliveira (4º mais votado), Pedro Henry (6º mais votado)
Minas Gerais
Jaime Martins (2º mais votado), Lael Varella (4º mais votado), Saraiva Felipe (10º mais votado), Márcio Reinaldo Moreira (13º mais votado), Aelton Freitas, João Magalhães, Ademir Camilo
Pará
Jader Barbalho (1º mais votado), Wladimir Costa (2º mais votado), Paulo Rocha (6º mais votado)
Paraíba
Wellington Roberto (6º mais votado), Marcondes Gadelha (15º mais votado)
Piauí
Ciro Nogueira (3º mais votado), Júlio César (6º mais votado)
Paraná
Abelardo Lupion (8º mais votado), Alex Canziani Silveira (14º mais votado), Chico da Princesa (26º mais votado), Assis Miguel do Couto
Rio de Janeiro
Nelson Bornier (6º mais votado) e Jorge Bittar (23º mais votado)
Rio Grande do Norte
Nélio Dias (7º mais votado)
Rondônia
Marinha Raupp (1º mais votado)
Roraima
Luciano Castro (3º mais votado)
Rio Grande do Sul
Eliseu Padilha (8º mais votado), Darcísio Perondi (18º mais votado), Nelson Proença
São Paulo
Celso Russomanno (2º mais votado), Antônio Palocci (25º mais votado), José Mentor, Vadão Gomes, Valdemar Costa Neto, Antonio Carlos Pannunzio.
Sergipe
Jackson Barreto (2º mais votado)
Tocantins
Osvaldo de Souza Reis (2º mais votado), Eduardo Gomes (5º mais votado)
OBS1.: Os estados que não estão na relação não reelegeu nenhum canditado acusado.
OBS2.: Depois não adianta reclamar dos próximos mensalões e sanguessugas.
Update: Ao contrário de todos os parlamentares citados acima, o Senador Jefferson Peres, eleito pelo Amazonas, fez um discurso no último dia 30/08 no Senado Federal que todos os brasileiros deveriam ouvir. Ele provou ser um artigo em completa eXtinção: um político honesto.
Romullo, tivemos algumas coisas bacanas nessas eleições, mas realmente tivemos umas coisas chocantes. rss
Posted by Anônimo | segunda-feira, 02 outubro, 2006
Realmente inacreditavel, agora tenho certeza de que relmente temos problemas serios em votar corretamente, um abraço.
Posted by copynar | terça-feira, 03 outubro, 2006
Olá Laponiano...
Pois é cara... sem palavra para pessoas que ignoram o fato da falta de carater e ética..
isso que é fundamental virou apenas uma caracteristica... os valores morais de fato foram invertidos e talvez ignorados pelas pessoas...
Se preocuparam mais em culpar o ronaldinho por nao jogar nada do que o collor por tudo q fez na historia, pelo maluff, pelo lula, pelo PSDB, pelo sarney e por todos os outros que SÃO A MAIORIA infelizmente.
Não é dificil essa semana ver em blogs e outras áreas dizendo q é só o Brasil pq nao é.. Corrupção sempre aconteceu e acontece no mundo inteiro.. e o povo é conveniente a isso (fora os países ditatoriais).
mas de que adianta ficarmos reclamando?? vamos levantar nossas mãos e fazer valer.... se a passagem pra alagoas está cara, e nao temos tempo para irmos lá.. vamos usar a internet e mostrar pra eles o governador escolhido por eles o que fez pro Brasil...
em país democrático, quem manda é o povo... mas alguem quer mandar??
abraços
Posted by Anônimo | terça-feira, 03 outubro, 2006
moro em brasilia mas sou baiano e sei q ACM so vai deixar o parlamento quando morrer, pois esse povo da bahia ainda ta longe d enxergar a merda q ele é pra esse país, mas apesar d tudo estou feliz pois depois d 16 anos(eu nao tinha nascido) voltamos a ter esperança.
Posted by Anônimo | terça-feira, 03 outubro, 2006