Green Peace quer Apple Verde
A ONG Ecológica Internacional Green Peace, famosa por suas investidas inesperadas, agressivas e escandalosas contra ações que estejam prejudicando o meio ambiente, dessa vez protesta contra uma das marcas mais queridas do mundo, a Apple Computer, Inc.
A ONG chama a atenção dos internautas, os principais consumidores e adoradores dos produtos da Apple, para o fato de que as composições químicas das peças componentes dos equipamentos produzidos pela empresa estão prejudicando o meio-ambiente e as pessoas, uma vez que esses equipamentos são jogados nos chamados lixões e ferros velhos e são coletados para serem reciclados.
Eles alertam ainda que em países como China e Índia existem muitas crianças trabalhando nesses lixões sob condições totalmente inapropriadas e que no Vale do Silício do México há trabalhadores de outras fábricas de equipamentos eletrônicos como HP e IBM que acabaram contraindo doenças respiratórias, e até câncer, por ficarem muito tempo expostos à substâncias prejudiciais à saúde sem os equipamentos de prevenção adequados.
A ONG tem como principal objetivo a mudança dos componentes da linha de produtos da Apple e dessas outras fábricas, e que eles ajudem a combater a exploração do trabalho infantil nos países supra-citatados.
Para isso, o Green Peace lançou uma campanha na Internet para divulgar mais essa barbaridade, desta vez cometida não só contra o meio ambiente mas também contra a saúde das pessoas. O endereço do site da campanha é www.greenpeace.org/apple e lá vocês encontrarão maiores informações sobre a campanha, poderão fazer versões próprias de peças publicitárias com os vídeos e imagens disponibilizados, enviar para o site e contribuir com sua criatividade para divulgar a ação (veja aqui algumas peças já criadas), além de ter a possibilidade de mandar uma mensagem para o próprio Steve Jobs pedindo diretamente ao dono e criador da Apple que eles mudem as suas linhas de produção.
Essa é mais uma das ações inesperadas do Green Peace que denuncia e mostra um outro lado de uma das poucas empresas que está nas graças do público, principalmente o jovem. Se esta ação fosse contra a Microsoft, não seria novidade. A iniciativa é muito boa e tem meu apoio.
Veja abaixo o vídeo sobre os problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores do Vale do Silício Mexicano.
Para ver a versão indiana, mais focada na Apple e na exploração do trabalho infantil juntamente com a atuação das pessoas nos lixões e galpões de reciclagem, clique aqui para fazer o download do vídeo.
Dica da leitora Maíra Rolim.
Esse Greenpeace, é uma empresa, que conduz muitos ingenuos de boa vontade. Não gosto deles.
Posted by Anônimo | terça-feira, 10 outubro, 2006
Tenho um certo medo de empresas como a Apple e o Google!
As duas estão dominando o mercado (em suas respectivas áreas) e dizem ser "boazinhas" e por isso cativam muito seus usuários.
Agora O Green Peace nos mostra uma Apple um pouco diferente.
E o Google já deu diversas vezes na cara que não eh tão bonzinho assim (e não faz jus ao seu slogan "Dont be evil").
E agora com a aquisição do YouTube passa a ser ainda mais forte...
Tenho medo desses monopólios...principalmente o monopólio da informação que o Google detém.
Abraços
Gravateiros
Visite e ria: http://www.gravateiros.com.br
Posted by Gravateiros | terça-feira, 10 outubro, 2006
Tá loco...
Não aguento ficar vendo esse "povo" reclamar disso no trabalho, daquilo, etc... se não gosta ou acha perigoso, simples, NÃO TRABALHE lá! Que cabecinha...
Igual pessoas que querem fazer greve... em minha opnião, GREVE = DEMISSÃO, sem conversa e pronto...
É aquele velho ditado:
Quando esta a procura de um emprego diz: EU PRECISO DISSO.
Quando tem o seu emprego diz:
QUE MERDA DE LUGAR EU NÂO PRECISO DISSO.
Posted by Anônimo | terça-feira, 10 outubro, 2006
Excelente campanha do Green Peace. O Mais interessante de ONGs é que mesmo que não consigam eliminar o problema por completo , impede o totalitarismo de opniões. São como guerras, se não há ninguém contra as guerras elas aconteceriam indiscriminadamente.
Agora dizer que se não gosta do emprego não trabalhe lá é complicado. Ás pessoas não são tão cheias de opções assim. E devemos lutar por nossos direitos e não sermos ovelhas manipuladas com pessoas com interesses sórdidos.
Excelente Post!
Abraços!
www.bravus.net
Posted by Anônimo | quarta-feira, 11 outubro, 2006
Primeiro, Apple tem 4% do mercado de computadores, embora seu SO seja o melhor do mundo e tudo Mac seja melhor que janelinhas.
Tenho movimento dos intestinos regular, diário. Então devo mudar a composição fecal para que criancinhas que vão a praias poluídas não se enfermem?
Essa campanha, bom, vou esperar meu marido chegar em casa pra dar uma opinião abalizada. Acho bogus pra caraleo. A MS tem dinheiro pacas. Que eles ajudem a Apple a melhorar o produto ecológico.
Fortuna do Steve Jobs: 4,99 bil Tem 51 anos.
Fortuna de cada um dos dois carinhas do Google: 44.5 bil cada um. Têm 33 anos.
Posted by Anônimo | sexta-feira, 13 outubro, 2006
Primeiramente parabéns pela matéria Noel. Segundo queria dizer previamente que não sou petista nem tucano, mas em época de eleição devemos lembrar também da ALCA e que essa realidade (dos lixos tóxicos) pode também ser ampliada até nosso país por mais essas empresas se ocorrer o firmamento desse acordo.
E você, leitor, deixaria de trabalhar ali se fosse o único trabalho disponível por culpa dos compostos tóxicos????
Posted by Anônimo | segunda-feira, 16 outubro, 2006