Desconhecida Linguagem de Programação Brasileira é Destaque nos EUA
Linguagem brasileira é destaque em conferência de programação dos EUA
Por Redação IDG Now!
São Paulo - Criada na PUC-Rio, Lua representa o Brasil entre as 12 linguagens selecionadas para evento que ocorre a cada 15 anos.
A linguagem de programação brasileira Lua, criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), participou da terceira edição da conferência History of Programming Languages Conference (HOPL), no dia 9 de junho, em São Diego, na Califórnia.
O evento, que ocorre a cada 15 anos, seleciona apenas algumas linguagens de programação, consideradas relevantes para a ciência da computação. Este ano, 12 linguagens foram selecionadas para participar do HOPL.
Criada em 1993, Lua é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida em um país fora do “Primeiro Mundo”.
Totalmente desenvolvida no Brasil, 90% dos usuários da Lua estão no exterior. Com código aberto, a linguagem está entre as 25 mais populares da internet, de acordo com o índice Tiobe.
Utilizada por grandes companhias, como a Microsoft, Intel, Philips, Disney e NASA, a Lua também é popular no universo dos games, e está presente no The Sims e World of Warcraft (Wow), entre outros.
No Brasil, a linguagem ainda está em fase de popularização. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) adotou a Lua para suporte aos estudos de Modelagem Ambiental.
Os professores Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, da PUC-Rio, junto ao pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Luiz Henrique de Figueiredo, são os responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem.
Então quer dizer que o Brasil tem uma linguagem de programação das mais avançadas do mundo, o mundo todo sabe, reconhece e usa isso gratuitamente e os brasileiros que é bom pouco sabem, pouco usam e muito menos reconhecem.
O verbete sobre a linguagem de programação Lua no Wikipédia diz que ela assemelha-se muito com algumas das mais badaladas, por assim dizer, linguagens de programação da atualidade como Python e Ruby. Vários sites, blogs e fóruns internet à dentro são exclusivamente dedicados a discussão sobre estas linguagens, mas na minha breve pesquisa não encontrei nenhum dedicado ao Lua.
Sabem o que isso quer dizer? Que para cidadãos tupiniquins o gramado do vizinho é mais verde que o nosso. A velha mania brasileira de valorizar o produto estrangeiro em detrimento do nacional de qualidade igual, equiparável ou até superior, só por causa da frase "Made in" fora do Brasil.
Assim fica difícil...
[Posts Relacionados]:
> Add Post
> Links para Baixar o Windows Vista em Português Gratuitamente
> Ms Dewey - Esposa do Pai Google ou Amante do Bill Gates?
> Evolução de uma página Web
> Conceitos de Web 2.0 em Web 2.0
eu não considero essa linguagem desconhecida =P
alguns dos empregos na blizzard por exemplo consideram o conhecimento dela como um plus para aceitação no emprego
e pra fazer addon no wow vc tem q manjar dela, uehuehue
Posted by Leandro Koiti | sábado, 23 junho, 2007