Essa História do Evangélio de Jesus Segundo Judas
Li há uns 2 ou 3 dias atrás um post no Cris Dias falando sobre essa história do evangélio de Jesus segundo Judas. Mas pra falar a verdade, eu nem estava afim de ir no blog do Cris Dias, eu nunca tive curiosidade pra conhecer o blog dele. Mas vi um link e entrei.
Dando uma geral, achei esse post falando sobre Judas. Quase passei direto, até por que essa notícia saiu em um monte de lugares e eu não me interessava. Mas eis que eu começo a ler o texto.
Tinha um blá blá blá de intrudução e finalmente o que eu deveria ler: a frase da professora da Universidade de Harvard, Karen L. King que diz: “Se a morte de Jesus era parte do plano de Deus, então a traição de Judas também é parte do plano de Deus. Quem é Judas, então? O traidor ou o facilitador da salvação, o cara que fez a crucificação possível?”
Ela indagou tudo que eu sempre indaguei sobre Judas. Vi que não era o único. Foi incrível!
Surgiu um turbilhão de perguntas, corri na mesma hora pra contar a minha mais nova descoberta a outras pessoas e iniciar uma discução sobre o assunto. Mas como não dá pra contar tudo sobre a esclarecedora discução, ficam algumas perguntas que gostaria que vocês respondessem ou ao menos pensarem sobre:
Ora, se o plano de Deus era entregar seu filho, Jesus, como mártir para salvar a humanidade, como seria (baseado no livre arbítrio) se Judas não tivesse traído Jesus? Quem o entregaria? Ninguém entregaria, mas os soldados romanos o achariam do mesmo modo? Jesus não seria crucificado e a humanidade continuaria afogada em pecados?
Tem mais, para mim a principal... Se tudo fazia parte do plano - de Deus -, por que então Judas foi tão castigado antes de sua morte? Por que ele foi posto a prova e não passou? Sendo o mártir Jesus e não ele, Judas morrendo ou não, tudo continuaria na mesma (por favor, sem contar com teorias do tipo: se voltar no tempo e tirar uma ervilha do lugar que tudo seria diferente tá?).
E, agora relacionado as nossas vidas, no que devemos crer? Que existe destino, que tudo está escrito e que Deus já traçou uma história pra cada um de nós, ou que se Deus nos deu o livre arbítrio, nós é que decidimos os rumos da nossa vida sem a intervenção divina?
Sendo religioso, ateu ou crente sem religião, essas são questões básicas a serem discutidas.
O mais incrível de tudo é que eu fui levado até essa matéria. Mas porque? Por que eu tinha de lê-la?
Eu tinha escrito várias afirmações pessoais sobre o assunto, mas resolvi resumir a uma curta frase: "Acredito em Deus".
O que vocês têm a dizer?
è Noel desde quando vc se interfere nos assuntos dos humanos???
vc é pra dar presentes e num tacar duvidas...rsrs
Brincadeira.. bom deixa eu impor meu pensamento aki que é bastante coisa, mas vou resumir rsrs.....
Posted by Anônimo | quinta-feira, 20 abril, 2006
Eu tive a oportunidade de assistir a Reportagem na Tv pelo National Geographic (canal por assinatura da Sky)
e vi na integra oque vc comentou aqui...
Cara eu no comerço duvidei um pouco da verasidade dos papeis encontrados no Egito, mas com o desenrolar da materia, Percebi uns fatores que abriram minha mente...
Pra começar, Judas escariotes, é Sitado apenas no Novo Evangelho (Marcos,Joao e Lucas)
e para perseber isso, em Marcos Por exemplo Judas é citado em 1/3 de seu evangelho,e num é martirizado como um monstro que conhecemos, apenas nos 2 seguintes evangelhos é que a reputaçao dele começa ase denegrir, e judas é citado em apenas algumas linhas em cada ums desses evangelhos...
nossa imagem dele foi formada graças a algumas linhas de um texto antigo... acredita nisso?
a vida de um homen foi criada e destruida em algumas linhas e todos pensam igual por isso...
mas se voce parar para reparar, em cada um dos evangelhos, Jesus Cristo é sitado de uma forma diferente, em Joao, ele é sitado como "Filho de Deus" em um sentido Literal da palavra ele leva a crer que Jesus é uma Criança, ja em Lucas, ele é citado como o Messias, o Homen divino, leva a entender que é adultoe certa idade já.. e sempre em todos eles, a uma serta contradiçao quanto a inumeros aspectos, mas isso é perdoavel afinal os evangelhos foram escritos 60 anos d´pos da morte desses apostolos, oqe pode ter sido um acrecimo ou exclusao de alguma coisa.. mas isso num é o fato em questao.. oq quero dizer é que, se Joao, Marcos, Matheus, Lucas e os outros apostolos tiveram um evangelho pq Judas tb num teria??
Evangelho que dizer "Boas Novas" ou seja um evangelho traz boas novas sobre jesus, cada um com seu pensamento particular (dai as variaçoes como, Filho de Deus, Messias etc..)
entao Judas tb escreveu o dele... um pensamento pessoal sobre avida de Jesus... só que...
Judas é um Traidor, um monstro segundo nossa sociedade (que se baseia em linhas de uma história enorme)
entao escrever um Evangelho (que a traduçao ker dizer Boas Novas e num texto sagrado como dizem) foi considerado Erezia pelos sacerdotes dakela Epoca...
oras.. se Segundo Judas, Jesus anunciou antecipado antes da santa ceia que ele ia trailo mas ele iria para o Reino do Céu dpos de sua Provaçao aki na terra, pq ele iria negar? afinal msm se saindo como traidor aki na terra jesus o avisou que iria ate o Reino de Deus após sua morte!
eu acho que ele foi induzido a isso, graças a Jesus, e msm que Judas num aceitasse iria ter outro em seu lugar, porem só Judas soube intender o quanto isso era importante para jesus e sua história de re-encarnaçao apos 3 dias!
bom é isso ai.. tentei resumir ao maximo juro rsrsr.. Abraçao..
e kem kiser opinar sobre oq eu escrevi por favor esteja a vontade !!!!
fui!!!
Posted by Anônimo | quinta-feira, 20 abril, 2006
Não acredito em destino, apenas em uma "complexa cadeia de eventos"
mas é isso aí, acho que Judas era só mais um seguidor de um cara visionário. O cara visionário morreu e os seus peões seguiram, subvertendo suas palavras afim de espalhá-las, inventando e aumentando estórias com o fim lógico de obter o que Jesus queria: "espalhar sua palavra pelo mundo".. infelizmente eles não sabiam o mal que estavam fazendo quando isso subiiu demais à cabeça das pessoas e logo em seguida tornou-se motivo de desmérito
enfim.. penso tanta coisa sobre isso que não gostaria de falar tudo em um comentário que vai passar em branco, prefiro postar algo qualquer dia desses que me sentir inspirado novamente
Posted by Anônimo | quinta-feira, 20 abril, 2006
Marquito é um cara inteligente, dá pra perceber, agora tem um outro aí que já é meio "grossão" no assunto (aliás, todos nós somos grossões). Os textos podem ter sido REESCRITOS 60 anos depois, com pessoalidades nas transcrições, afinal é isso que a Igreja católica mais faz, subjetivar o enunciado para não contradizer as tradições greco-romanas. São várias visões de um mesmo tema e Judas virou o carrasco nas tradições culturais endossadas pelo romanismo católico. Judas foi chamado de "o filho da perdição", já havia na sua personalidade traços de deslealdade, lembra que ele era simpatizante de Barrabás (Bar Aba), esperava por uma luta armada contra os romanos (invasores), a entrada dele para o grupo pré anunciava sua função de delator e a data (tempo)oportuna era a dos festejos pascoais judaicos (nada a ver com a nossa páscoa)porque senão a morte de Jesus teria outros contornos e peculiaridades principalmente envolvendo os Judeus. Na distração foi possível, por exemplo, levar Jesus para um túmulo emprestado ao invés de "apodrecer" na cruz. Abraço.
Posted by Anônimo | quarta-feira, 12 novembro, 2008
Realmente o tema é complica, tem que olhar por varias perpectivas, ainda mais considerando ter que confiar em ecrituras antigas, porém a palavra libvre arbitrio, veio justamente para nós não questionarmos as religiões, por exemplo, eu pergunto a algum representante de Deus"assim como eles se colocam"por que não foi punido pelas Leis Divinas que que matou o pai ou a mãe, ou ainda aquele que estuprou uma meninha ou um menininho, e a para não dizer que os Anjos não existem eles falam é o livre arbitrio meu filho. Simples assim como tudo nas religiões que não conseguem responder absolutamente nada, só imaginação por parte deles. Acho sim que até se tem o jeito de se aproxiamar de uma forma mais viva de Deus, porém ou se perdeu ou está tracando no Vaticano, onde os templarios depositaram toda a nossa história religiosa, e tudo isso pela própria ignorancia deles, afinal é nossa, e nos somos a historia.
Posted by Anônimo | segunda-feira, 14 junho, 2010