Desordem e Regresso
Esse caos na segurança, quer dizer, falta de segurança, do Brasil tem que ser controlado imediatamente. A violência é notícia de todos os jornais em todos os dias, justamente por isso tem uma página dedicada somente a elas. Mas violência não deveria ser manchete em nenhum jornal. Todos nós estamos cansados de tudo isso. Nós, cidadãos, queremos poder sair pra trabalhar sem medo. Ir a festas, mas com a certeza de que voltaremos pra casa bem. Mas isto já não é possível há muito tempo. Um direito universal de todo ser humano não esta sendo respeitado. O direito de ir e vir. O direito a vida. Uma pena.
Esta semana, a notícia em questão é a explosão de rebeliões nas penitenciárias de São Paulo e os ataques criminosos a ônibus e agências bancárias da cidade. Tudo bem, isto não é nenhuma novidade. Mas desta vez o assunto é muito mais grave. Estes criminosos organizaram uma verdadeira operação de guerra e vingança contra os policias através das rebeliões, que parecem ter sido alimentadas por causa da transferência de alguns dos criminosos mais perigosos do país. E se alguém duvidava da capacidade desses criminosos, eles provaram isso. Uniram numa só força todos os detentos das unidades carcerárias mais importantes do estado e iniciaram um levante contra as forças de segurança. Com telefones celulares ordenaram o começo da vingança. Executaram policiais, guardas municipais, civis e um bombeiro. Como revide, alguns bandidos. 92 mortes ao todo num só fim de semana mais toda uma cidade paralisada de medo. Admito que não seja muito fã de policias, eles nunca me passaram confiança e nem segurança. Mas continuo sendo muito humano e por isso sinto suas mortes, principalmente numa semana de celebração de uma das datas mais importantes do ano: o Dia das Mães. Aliás, como ficaram todas essas mães neste fatídico dia? Deixo minhas sinceras condolências a todas essas figuras de amor e de fraternidade que tiveram parte de suas vidas e histórias assassinadas fria e calculadamente.
Mas como? Como conseguiram organizar uma ação tão grandiosa? Eles estão presos. É proibida a entrada e o uso de celulares nos presídios e além de tudo, existem bloqueadores específicos para eliminar a comunicação com o mundo exterior. Eu digo como: a fácil corrupção humana, esta é a resposta. Isso nunca deveria existir.
Tudo isso acende mais uma questão: a pena de morte. Eu sempre fiquei em cima do muro quando se tratava deste assunto, mas agora eu acabo de me decidir. Não dá mais pra ter pessoas como essas no mesmo mundo que nós. Sei que existe toda uma discussão em cima dos direitos humanos, ética religiosa, etc. Mas eles não pensam em nada disso antes de tirar a vida de nossos familiares. Quem com chumbo fere, com chumbo será ferido e o total gasto enviado para a família arcar com as despesas. Mas, se preferirem, ainda temos a picadinha letal e o balanço elétrico que são mais baratos. Se esses criminosos tivessem prazo de validade estipulado, grande parte de nossos problemas seriam sanados.
Nós, cidadãos brasileiros e contribuintes, é que pagamos pela manutenção da casa e das necessidades básicas desses verdadeiros arquitetos da violência generalizada tipicamente brasileira. Pagamos por suas diárias, alimentação e transporte. Isso tudo num lugar que mais parece umas longas férias e que nos custam mais que o quádruplo do salário da maioria dos brasileiros. Eles não trabalham para ninguém o dia todo, se preocupando somente em comer, dormir, tomar banho de sol e maquinar novos atos de maldade para enriquecerem ainda mais as suas vastas fichas criminais. Eles provam que alguns deles são muito inteligentes e capazes. A outra parte, ao menos, demonstra muita coragem e força de vontade no que se dedicam a fazer.
Mas... Então fica uma pergunta: porque então eles não utilizam todas essas qualidades para fazer algo de decente para eles mesmos? Não digo nem que façam pela sociedade por que não saberiam ensinar algo diferente de como assaltar a mão armada e matar pessoas sem sentir culpa ou pena. Esses presos deveriam trabalhar para se sustentarem na cadeia. Tinha de ser tomada, em todo o Brasil, esta atividade que já está em prática em algumas unidades, mas por decisões isoladas de seus administradores. Primeiro, por que ao invés de usarem seu tempo de ociosidade para planejar rebeliões e falar ao celular, estariam aprendendo alguma profissão. Segundo, por que ao saírem da prisão e forem trabalhar em alguma empresa com mais 200 empregados e que por isso tenha por lei que contratar um ex-detento, vá trabalhar tendo uma profissão, além do de fora da lei. Terceiro, por que neste novo sistema nosso dinheiro poderá ser investido em algo que seja bom para toda a sociedade.
Muitos deles reclamam de más condições de vida dentro da cadeia. Ora, reclamando do quê? Eles que pediram estas férias forçadas. Já sabiam que era assim, e isso é que deveria conter as ações que os levaram até lá. Acho até que eles têm mordomias demais. Se queriam mais qualidade de vida, deveriam lutar por isso enquanto estavam aqui fora e de forma honesta como a maioria dos brasileiros. Não temos de ter tolerância com quem não tem tolerância conosco. Compaixão? Temos de ter pelas famílias sertanejas, pelos favelados das grandes cidades e pelas criancinhas africanas. E acredito que a grande maioria desses povos preferiria estar presos se pudessem levar seus filhos. Ao menos teriam o que comer, vestir e dormir. Quem sabe até falar ao celular...
Faz-se necessária uma reformulação no sistema judiciário e penitenciário brasileiro. Sem esquecer de uma maior disciplina das forças policiais dos estados e municípios. Se os bandidos conseguem ser organizados, por os policiais também não conseguem?
Onde está o respeito às palavras de Ordem e Progresso gravadas na bandeira de nossa pátria? Espero nunca mais ter de escrevê-las com prefixos. Queremos o fim do caos, da violência, do medo e da impunidade. Precisamos de Liberdade, Fraternidade, Segurança e PAZ. Será que estaremos vivos para ver isto? Não... Acho que não.
Fez um bom resumo aí de toda essa situação.
Também fiquei indignado com isso. É um absurdo.
Abraço
Posted by Anônimo | quarta-feira, 17 maio, 2006
E olha que milhares de presos receberam o indulto do dia das mães. Como se a maioria fossem ficar em casa com a mamãe.
Posted by Anônimo | quarta-feira, 17 maio, 2006