Acabou o Campeonato Brasileiro, e agora?!
Agora só nos resta torcer para que o Internacional seja campeão do Mundial de Clubes da FIFA. É claro que esse "nos resta" exclúi a parcela referênte aos torcedores do Grêmio, pois o fato de o tricolor gaúcho já ter conquistado um título mundial, e o Internacional não, é o maior motivo de orgulho e chacota dos gremistas perante os colorados. Quando se quer acabar com uma discusão entre tricolores e colorados, basta dizer que "o Grêmio é Campeão Mundial e o Internacional não". Mesmo quando o Grêmio foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2004 este discurso ainda era utilizado. E funcionava. É claro que os gremistas não querem perder este super-hiper-mega trunfo contra os colorados, né?
O Mundial de Clubes está aí, começa no dia 13 para o Inter. A oportunidade de calar a boca dos gremistas é essa. Não que eu tenha alguma coisa contra os gremistas ou o Grêmio mas, agora que acabou o Brasileirão, só me resta torcer por isso mesmo. Quero ver o que o tal Alexandre Pato, Pato Alexandre, The Duck Alexandre ou Alexandre The Duck, será capaz de fazer. Agora veremos se é apenas mais um ou é mais um super craque gaúcho que sozinho é capaz de entortar quatro adversários de uma vez só e ainda perguntar "quem é o patinho aqui?"
Ano passado eu torci para o São Paulo. Em 99, ano que o Palmeiras foi à Tóquio, eu torci pelo Verdão. Pena que esse se deu mal. Só não torci pelo Vasco em 98, por motivos óbvios. Tirando esta, as únicas vezes que eu torci para times europeus num Mundial de Clubes foi quando o adversário não era brasileiro. Quando isso acorre, quase sempre é um adversário argentino - quase sempre o Boca Juniors. Aliás, embora a Seleção Brasileira de Futebol dê um banho na Seleção Argentina no quesito Copa do Mundo, os hermanos dão um verdadeiro show nos brasileiros no quesito Mundial de Clubes. São 9 títulos de times argentinos - 3 deles conquistados pelo Boca Juniors - contra 7 de times brasileiros - 3 do São Paulo.
Sinceramente, se, e somente se, eu fosse argentino, eu seria torcedor do Boca. O Boca é uma espécie de Flamengo da Argentina. Por que vocês acham que as listras no uniforme amarelo e azul deles ficam na horizontal? Eu só não torceria para o River Plate. Aquela tarja vermelha na diagonal da camisa e do escudo do clube e a mania de ser vice não me agradam. Por que será?
Apesar de o Flamengo ser o único time carioca que conquistou um título mundial, as discusões entre rubro-negros e vascaínos nem precisam ir tão longe. Quando se fala nas sucessivas conquistas do Flamengo em torneios estaduais e os consequêntes vices do Vasco, a brincadeira já acaba. Pena...
Mas desta vez eu não posso deixar de parabenizar os vascaínos pela campanha no Campeonato Brasileiro em 2006. Realmente é uma colocação digna de um time como o Vasco. O time lutou bastante e mesmo com um time reconhecidamente limitado conseguiu dar algumas alegrias aos seus torcedores, são elas: o Vice Campeonato da Copa do Brasil, a 6ª colocação no Brasileirão - uma espécie de vice classificação para a Libertadores - e as escolhas de Moraes, Andrade e Ranato Gaúcho como Vices Melhor Meio-Campista, Volante e Técnico, respectivamente.
Não tenho muito o que agradecer ao time do Flamengo no que se refere ao Brasileiro. Tudo bem, desta vez não lutamos para não cair. Mas o Flamengo é time para disputar título. Ao menos um importânte por ano. Nos últimos anos, mesmo sofrendo um bocado no torneio nacional, o Flamengo sempre ganhou um ou outro título. Mas nenhum deles com relevância nacional. A Copa do Brasil deste ano foi fundamental para revitalizar o ânimo dos flamenguistas. Esperamos agora que o clube execute bem o planejamente para 2007 e mesmo que não conquiste a Libertadores e/ou o Brasileiro, que pelo menos dispute o título. Ganhar o estadual é obrigação. Contratações estão sendo feitas nesse sentido, mas nenhuma grande revelação. Só ficarei feliz mesmo se se confirmarem a vinda de Nilmar e Jorge Wágner, e permanência do goleiro Diego. Aí sim!
Galera que torce pro São Paulo. Belo time vocês escolheram para torcer. Parabéns! O São Paulo é um time de referência hoje no futebol brasileiro. Tem dirigêntes que pensam em prol do clube e isso é o que diferencia o tricolor paulista dos demais clubes do país. E por isso conquistou, merecidamente, o título brasileiro deste ano. Ah se meu Flamengo fosse organizado como o São Paulo...
É bom ver que esse modelo de gestão está agora sendo copiado por outros clubes. O Inter está fazendo algo parecido e está se dando bem. Só acho que deram mole quando venderam quatro de seus maiores destaques logo após a conquista da Libertadores. Esses jogadores podem fazer falta... Eles tinham que ter feito como o São Paulo que só vendeu o Cicinho, Lugano e Amoroso depois que ganhou o Mundial, com o objetivo principal foi alcançado.
Os gremistas também tem o que comemorar este ano - a menos que o Inter conquiste o Mundial. Conseguir terminar um campeonato difícil como o brasileiro numa terceira colocação logo depois de voltar à primeira divisão, é de se tirar o chapéu. Sem falar na vitória sobre o colorado na final do campeonato gaúcho deste ano. Isso tudo pra mim não é surpresa. Do jeito que o Grêmio resurgiu das cinzas com o título da Série B do ano passado na Batalha dos Aflitos, não poderia ser de outra forma. Poucas vezes eu vi um jogo como aquele na minha vida. Motivo suficiênte para prestar mais atenção nos jogos e times da Série B do Brasileiro.
Vou terminar este texto falando de uma forma geral dos times cariocas. Este ano, o fiásco foi o Fluminense. Clube tido como único do Rio que tinha organização e time com condições de disputar o título do Brasileiro. O resultado final foi bem diferênte disso. O Fluminense, mais que nenhum outro time do Rio, deveria saber como é ruim ficar nessa situação.
O Botafogo foi bem este ano. Conquistou um título depois de anos e finalmente de uma alegria aos botafoguenses, que merecem, e fez um campeonato digno. Estão de parabéns pois também tinha um elenco limitado e mesmo assim o Cuca - que não deu certo no Fla nem no Flu - ajeitou a casa e ainda contribuiu para a revelação de Zé Roberto, melhor meio campista pela direita do campeonato.
Embora a melhora dos times cariocas no Brasileiro tenha sido substancial, está longe ser o ideal. O último time do Rio a ser campeão do Brasileirão foi o Vasco em 2000. Com pontos corridos, a supremacia é paulista. Do jeito que está, logo, logo, o São Paulo se torna um dos times com maior número de conquistas do campeonato nacional junto com o Flamengo, cinco no total. O que era tido como quase impossível de ser atingido anos atrás, hoje parece quase certo. Tomara que o ano de 2007 seja diferente e favoreça os cariocas. Me desculpem, paulistas, mas já está bom, né? Assim fica sem graça.
A minha intenção era parabenizar o futebol brasileiro neste texto, mas falei, falei e acho que só consegui mesmo é alfinetar os vascaínos, puxar o saco de São Paulo, Inter e Boca Juniors, e de quebra dar um jeito de falar do Mengão.
Ah! Antes que eu esqueça, o leitor e flamenguista Fernando Luiz Costa mandou um e-mail dando a dica para eu falar sobre a pesquisa do Data Folha sobre o time de preferência do brasileiro, mas pelo visto, passei longe disso. Mas de qualquer forma, agradeço ao Fernando pela dica.
Em breve escreverei algo sobre o volei brasileiro. Para a sorte de vocês, ainda bem que não sou colunista de jornal esportivo. Coitados...
[Posts Relacionados]:
> Flamengo, 111 Anos
> O Brasil é só o começo!
Cara, não vou mentir. Pra mim, qualquer um que ganhar tá de bom tamanho, independente do Inter ser "Brasil". Claro (mas também pode ser Tim, Oi ou Vivo)que, sendo Palmeirense, preferia ver meu verdão comendo sashimi...mas como as coisas tão mais pro lado da rapadura, que vença o melhor por lá.
Posted by Anônimo | sábado, 09 dezembro, 2006
Cara... tranqüilo... valeu pela referência.
Mas que eu ainda tô preocupado porque anda morrendo muito Flamenguista nessas pesquisas, isso anda! hehehe
Abraço e parabéns pelo blog sempre!
Posted by Anônimo | domingo, 10 dezembro, 2006