Clubes do Rio têm bom desempenho no Brasileirão 2007
O Campeonato Brasileiro de 2007 acaba com São Paulo bicampeão e Santos vice, mas a novidade ficou por conta do Flamengo ocupar a 3ª colocação e o Fluminense a 4ª. Todos garantiram suas vagas na fase de grupos da Libertadores 2008, quando dois clubes cariocas disputarão pela primeira vez a mesma edição da Copa.
Para o Flamengo, este 3º lugar é a melhor colocação do clube desde um 5º lugar em 1997. Mérito do Joel Santana, técnico reconhecido por chegar no meio do trabalho e contornar a situação difícil dos clubes por onde passou, principalmente o Flamengo; dos jogadores; e da torcida que acreditou sempre mesmo quando o time esta na zona da degola. Já para o Fluminense, o 4º lugar conseguido este ano foi o melhor desde um outro 4º lugar obtido no Brasileiro de 2001, mas a vaga para a Libertadores da América foi conquistada ainda no primeiro semestre, quando o tricolor sagrou-se campeão da Copa do Brasil 2007. Ou seja, mesmo sem precisar, o Fluminense jogou sério e somou o número de pontos necessários para uma classificação para a Libertadores. Culpa do Técnico Renato Gaúcho que conseguiu motivar seus jogadores e vem se firmando como treinador de ponta no futebol brasileiro.
Os outros dois representantes do futebol carioca no Brasileirão 2007, Botafogo e Vasco, terminaram na 9ª e 10ª colocações respectivamente e classificaram-se para a Copa Sul-Americana do ano que vem. Assim, todos os clubes do Rio disputarão uma competicão internacional em 2008. Apesar das oscilações durante a competição, esta foi a melhor participação de equipes cariocas na era do Brasileirão de pontos corridos.
Após o primeiro semestre, quando Flamengo e Botafogo começaram a degringolar, tendo somente o Fluminense com um título de expressão no ano e o Vasco no chove-não-molha do Gol 1000 do Romário, os especialistas da bola não mais acreditavam numa subida de produção dos times do Rio em 2007, mas na parte final do campeonato, enquanto todos perdiam força, Flamengo e Fluminense tiveram uma arrancada incrível. A cada nova rodada, o que era impossível, sonho do torcedor, tornava-se um pouco mais real. Arouca e até Toró resolveram mostrar seus potenciais. Os torcedores começaram a acreditar na possibilidade de galgar vôos mais altos e compareciam em peso aos estádios para incentivavar seus times.
Os torcedores rubro-negros, principalmente, estão de parabéns neste quesito, pois lotaram o Maracanã e todos os outros estádios por onde o Flamengo se apresentou este ano. Segundo as estatísticas sobre o Campeonato Brasileiro da Série A conferidas pela CBF em 2007, o Flamengo é o time que levou o maior número de torcedores aos estádios em seus jogos como mandante (745.207), conquistando 8 dos 10 maiores públicos do campeonato, a melhor média de público (39.221), a maior arrecadação (R$ 9.029.116,00) com 7 das 10 maiores arrecadações e a melhor média de arrecadação (R$ 475.216,63) do competição. As estatísticas mostram que cerca de 60% do público total que frequêntou o Maracanã e cerca de 65% da renda gerada no estádio durante os jogos do Brasileirão 2007 correspondem à torcida do Flamengo. Números somente comparáveis com os grandes clubes europeus. Que torcida é essa!
O Botafogo tentava enquanto isso esquecer o caso de dopping que assombrou o clube e recuperar-se do baque reconhecido como "a maior vergonha da história do Glorioso" com o retorno do mestre Cuca ao comando do time. Os jogadores, mesmo desmotivados, conseguiram ganhar algumas partidas e terminar o campeonato de forma apática mas digna, dando a 9ª colocação ao alvi-negro, a melhor desde o retorno do clube à elite do futebol em 2003.
O Vasco, apesar de começar o campeonato tão bem quanto o Botafogo, caiu muito de produção mesmo sem ter alguma grande confusão na equipe e não conseguiu repetir as boas atuações do ano passado, quando disputou até o último minuto a vaga para a Libertadores 2007 com o Paraná Clube.
Com tudo isso, o saldo da participação carioca no principal campeonato do Brasil é bastante positiva e animadora apesar de tudo, marcando a ressurreição de nossos clubes e o retorno da torcida aos estádios do Rio, que têm hoje dois dos melhores estádios do país. Se tudo for bem planejado e executado, 2008 será um ano de glórias para nossos principais times. Que a maior glória seja concedida ao Flamengo. A nação flamenguista, esta torcidade Ouro, merece esta alegria!
UPDATE:
Você que é fanático por futebol e gosta de saber das novidades do mundo da bola antes de todo mundo precisa conhecer o blog do Paulo Vinícius Coelho, o PVC, jornalista e comentarista do canal à cabo ESPN Brasil. O cara, com todo respeito ao Nílton Santos, é a verdadeira enciclopédia do futebol. Sabe tudo!
[Posts Relacionados]:
> Bofoguenses Formam a "Tropa de Sofredores"
> Automobilísmo Futebolístico na Fórmula Superliga
> Parabéns Rubro-Negras!
> Sport Club Internacional Campeão do Mundial Interclubes FIFA 2006
> Acabou o Campeonato Brasileiro, e agora?!
Marcadores: Botafogo, Esporte, Flamengo, Fluminense, Futebol, Noel, RJ, Vasco
PELA SACO PRA CARALHO ATE NA HORA DE ESCREVER DESTA PORRA DE FLAMENGO!!
NÃO SABE SER IMPARCIAL NEM AKI!
TécniGo Renato Gaúcho ??? (FODA HEIN!!)
PORRA NOEL!!!
ABRAÇOS.
NOELSON!
Posted by Marcus Yuri | terça-feira, 04 dezembro, 2007
"torcidade" de ouro ??
tinha que ser flamenguista ...
fanático,e com a melhor do PPB (Poor Black and Burro)
Posted by Marcus Yuri | terça-feira, 04 dezembro, 2007