Flamengo, 111 Anos
Hoje, 15/11/2006, o Noel festeja os 111 anos do Clube de Regatas Flamengo. O Mais Glorioso do Brasil, é dono da maior torcida do país. São mais de 33 milhões de torcedores apaixonados. É mais que toda a população Argentina e com muito mais talento. Essa é com certeza a maior conquista do clube.
Sem dúvida, o maior patrimônio do Flamengo são os torcedores. A prova disso é que em qualquer lugar que o Flamengo jogue, sempre há uma quantidade muito grande de torcedores. Sobre tudo quando o jogo é no nordeste brasileiro e, claro, no Rio de Janeiro.
A história do Rubro-Negro carioca está entre as mais ricas do futebol brasileiro. O time é detentor de vários e importantes títulos. Os mais representativos são as 2 conquistas da Copa do Brasil, os 5 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa Mercosul, 1 Libertadores da América e o maior deles: o Campeonato Mundial de 1981. Dessa forma o clube ganhou fama internacional e tem até hoje torcedores espalhados nos quatro cantos do planeta.
Por essas e outras, o Flamengo e seus torcedores ganharam homenagens significativas. Talvez a mais famosa delas seja o próprio hino do Flamengo, composto por Lamartine Babo, um dos hinos mais bonitos e conhecidos do Brasil. Mas além dele há uma composição feita por Neguinho da Beija-Flor que é quase um hino não-oficial do Rubro Negro. Quem é que nunca cantou, mesmo sem ser flamenguista, "Domingo, eu vou ao Maracanã. Vou torcer pro time que sou fã..."?
Durante a festa de comemoração dos 111 anos do Flamengo, torcedores ilustres apareceram na festa que rolou durante o dia todo na sede do clube na Gávea. Aproveito para agradecer à ESPN Brasil que fez uma cobertura especial do evento durante toda sua programação. Eu como torcedor e telespectador fiquei muito satisfeito. É também por isso que a ESPN Brasil é o canal de TV que mais assisto atualmente.
Além de ganhar títulos, o Flamengo tem a merecida fama de revelar craques. Zico é talvez o maior deles pois comandou o melhor momento do clube quando ganhou os mais importantes títulos, tinha os melhores jogadores e encantava o planeta com seu futebol alegre. Ainda hoje, Zico é ídolo dos flamenguistas e respeitado por todos os amantes do futebol em torno do planeta. Ainda mais pelos japoneses que devem muito do seu futebol ao Galinho de Quintino.
Em 2006 o Flamengo viveu um ano muito diferente dos anteriores. Um time que começou o ano super criticado e fadado a brigar pra fugir do rebaixamento, deu a volta por cima, conquistou o Bi Campeonato da Copa do Brasil, a vaga para a Libertadores 2007 e hoje ocupa a 8ª posição no Campeonato Brasileiro. É claro que o Flamengo e seus 33 milhões de torcedores merecem algo muito maior que uma cômoda 8ª posição no Campeonato Brasileiro, mas já é um recomeço.
Muito se fala na vinda de alguns jogadores do fundo de investimentos MSI, que atualmente defendem o Corinthians e o West Ham da Inglaterra, para o Flamengo. Não tenho nenhuma objeção. Carlitos Tevez, Nilmar, Gustavo Nery, Roger e Carlos Alberto são bons jogadores e desde que venham para somar ao unido grupo que já existe, serão bem vindos. Ainda mais sendo de graça. Mas há de se tomar cuidado para não acontecer no Flamengo o que aconteceu no Corinthians. A maior característica do Flamengo é a de ser um time raçudo. Aqui não há espaço para brigão e chinelinho. Se isso acontecer, tenho certeza que o Ney Franco tomará uma atitude. Se não tomar, a gente toma. Lembrando que as maiores conquistas do Flamengo vieram com grande parte do elenco de jogadores formado na Gávea e outros contratados a baixo custo e de times pequenos. O clube não contratou nenhum medalhão, os grandes jogadores se tornaram famosos a partir do momento que começaram a defender o Rubro Negro.
Existe também um desejo enorme da atual diretoria de fazer um estádio para o Flamengo na Gávea com espaço para pouco mais de 38 mil torcedores. Primeiro, não precisamos de estádio. O Rio de Janeiro já tem o Maracanã, o verdadeiro caldeirão flamenguista, onde a torcida levanta poeira e incentiva o time nas partidas, e no ano que vem terá também o Estádio Olímpico João Havelange. Por tanto, lugar pra jogar não faltará. Segundo, 38 mil lugares não é nada. Se for pra ter um estádio pequeno desses, é preferivel não ter. Se o estádio vier de graça, como anúncia a construtura americana HOK, tudo bem. Mas se o clube tiver de investir, acho desnecessário.
Faz tempo que o Noel não fala sobre futebol e Flamengo aqui no blog, mas hoje é um dia especial para todo torcedor Rubro Negro. É dia de comemorar as glórias do passado e planejar as do futuro.
Em aproximadamente 12 anos de Mengo no Coração eu pude comprovar várias teorias que dizem respeito ao clube - como a de que craque o Flamengo faz casa - e a seus torcedores, mas a que mais me marcou foi o trecho do hino Rubro Negro "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo. Flamengo eu sempre ei de ser. É o meu maior prazer, vê-lo brilhar. Seja na Terra, seja no Mar. Vencer! Vencer! Vencer! Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer." Até meus 6 anos de idade eu já tinha torcido pra Vasco, Botafogo, América e Bangú (isso tem rima, né?) mas quando decidi torcer pro Flamengo, nunca mais troquei de clube e não me arrependo até hoje da minha escolha. Sábio Lamartine, torcedor fervoroso do América-RJ. Foi ele quem ditou uma das poucas certezas do futebol. Talvez seja por isso que o segundo time de todo flamenguista é o América.
Parabéns Flamengo, pelos 111 anos de história e muitas glórias. 2007 vem aí e mais glórias estão por vir. Saudações Rubro Negras!
[Posts Relacionados]:
> O Brasil é só o começo!
Ae Quando o Flamengo for time vc me avisa... de 111 anos só prestam 20 deles de títulos e olhe la... infelizmente os clubes cariocas foram deixados as traças... e o q resta é comemorar taça estadual... felizmente depois de anos sem um título importante a vitória da copa do brasil ñ é levada a sério pois ñ tinha nenhum outro competidor...
Me desculpe mas ñ há o q comemorar... fica aqui meu protesto de tristeza d um time tão grande como o Flamengo...
Posted by Anônimo | quinta-feira, 16 novembro, 2006
Caro Rômulo: Fico feliz pelos 111 anos do teu Mengão e espero sinceramente que os dirigentes dos clubes brasileiro sejam mais profissionais com os clubes que presidem. Assim, teremos muito mais alegrias... Um abraço de um Palmeirense aflito para não cair para a segundona novamente!
Posted by Anônimo | quinta-feira, 16 novembro, 2006
só há uma controvérsia no texto todo..
4 titulos brasileiros. o quinto é do sport.. a própria CBF diz isso.. só o flamengo que literalmente roubou a taça, acredita nesse título.. um time de tantas glórias deveria fazer o correto e assumir que qo campeão brasileiro de 87, não e o fla..
Posted by Anônimo | sexta-feira, 17 novembro, 2006
Agora que sei que quem posta por aqui é um flamenguista é que eu vou ler mesmo! Ponto pra você e saudações rubro-negras colega.
Posted by Anônimo | segunda-feira, 20 novembro, 2006
Caro amigo. Muito bom o seu texto sobre o aniversário do Flamengo, as suas glórias, torcida, conquistas. Também espero um 2007 bem melhor, com algumas contratações e a manutenção do Ney Franco.
O seu blog é ótimo e vou linkar lá no meu espaço, onde só falo da maior paixão clubística do mundo. Parabéns.
"Eu sou Mengão, de coração...do único penta-campeão."
Posted by Anônimo | quinta-feira, 07 dezembro, 2006
Ei, um abraço e um óptimo começo de semana!
Posted by Anônimo | domingo, 10 dezembro, 2006
Pessoal, vamos mostrar quem é a maior torcida do mundo. Estamos perdendo pras meninas do sp. Ontem eles tinham dois mil e poucos votos a mais, hoje têm oitocentos e pouco.
Vamos virar esse jogo!!!
http://www.voteyourteam.com/South-America/Brazil.aspx
Posted by Rivaldo Barboza | domingo, 04 março, 2007