Carnaval 2007 no Rio de Janeiro
É criancinhas! O tão esperado Carnaval está para começar. A maior festa popular do planeta começa oficialmente a partir de Sábado, dia 17 de Fevereiro, e segue firme durante os próximos quatro dias, momento este em que todo o país pára - ou não pára de se mexer, dependendo do ponto de vista.
A festança já começou em vários lugares do país, principalmente nas cidades do Nordeste que já tem a tradição de aumentar os dias de folia. Sorte dos foliões nordestinos e dos turistas que puderam embarcar pra lá. Em 18 anos de vida carnavalesca, infelizmente eu nunca tive a oportunidade de curtir o Carnaval Nordestino, mas um dia a oportunidade aparecerá - se não aparecer eu vou ter que fabricar uma, pois todos voltam maravilhados de lá e eu não posso deixar de sentir esta sensação.
Bom, Carnaval é época de alegria e não de ficar remoendo frustrações. Na verdade, eu estou bem feliz com a possibilidade de finalmente curtir o Carnaval da minha cidade natal, o Rio de Janeiro que, como todos sabem, tem um dos carnavais mais concorridos e famosos do Brasil. Digo isso por que na maioria das vezes eu viajo para cidades da chamada Costa Verde ou da Região dos Lagos, locais preferidos dos cariocas que buscam fugir da Região Metropolitana durante o Carnaval e aproveitar para curtir uma boa praia e "começar o ano" - como dizem alguns filósofos que insistem na teoria de que o ano no Brasil só começa após o Carnaval - com um belo bronzeado.
Para os leitores que nunca tiveram a possibilidade de visitar o Estado Fluminense durante o Carnaval, eu vou descrever como é a folia nas principais "Regiões Carnavalescas do Rio de Janeiro":
Rio de Janeiro - Capital:
A menina dos olhos do Carnaval Carioca é o Desfile das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí, considerado o maior espetáculo da Terra. Turistas de todo o Brasil e do mundo vem ao Rio de Janeiro somente para ter a satisfação de poder acompanhar os desfiles das agremiações na avenida, ver a beleza e a inovação dos carros alegóricos, o desenho e a distribuição das alas, as musas semi-nuas em destaque, o samba no pé das belas e desinibidas passistas, contemplar a Rainha e o ritmo especial da Bateria de cada Escola, ver a alegria e o prazer dos componentes das agremiações em representar suas comunidades, sentir o calor da torcida e atestar que tudo aquilo é realmente um espetáculo impressionante.
A disputa pelo título de Campeã do Carnaval Carioca é ferrenha. As agremiações trabalham durante todo o ano para fazer bonito na avenida, levantar a galera, torcer para que dê tudo certo e tocar o coração dos jurados. Tomara que neste ano a Acadêmicos de Santa Cruz consiga tudo isso, vença o desfile do Grupo de Acesso A e volte para o Grupo Especial, a elite das escolas de samba do Rio de Janeiro, e que a minha querida Beija-Flor de Nilópolis faça um ótimo desfile e seja mais uma vez Campeã do Carnaval Carioca.
> Veja vídeos da Acadêmicos de Santa Cruz
> Veja vídeos da Beija-Flor de Nilópolis
> Veja vídeos do Carnaval no Rio de Janeiro
Os ingressos para curtir os desfiles são poucos e mesmo se você não conseguir um, não há com que se preocupar. Alternativas não faltam. Em toda a orla da Zona Sul do Rio, os blocos invadem as ruas e fazem a alegria da galera com as já famosas marchinhas. Segundo dados da Prefeitura, mais de 300 blocos foram cadastrados para desfilar neste Carnaval.
E nos bairros do subúrbio, tem o chamado Carnaval de Rua onde a especialidade é a diversidade. Nos coretos instalados nas praças centrais dos bairros, a festa rola durante toda a noite com gincanas, apresentações de dança e música e é regada a muito funk, pagode, forró, axé, samba, sambas enredo e até mesmo rock e música eletrônica. O Carnaval suburbano costuma agradar bastante a todos os gostos. Os blocos também fazem algum sucesso, mas o grande diferencial do Carnaval do suburbio é o grande número de foliões fantasiados, com destaque para os belos Clóvis, também conhecidos como Bate-bola. Uma verdadeira tradição, que nasceu no início do século passado, no próprio subúrbio, inspirado no personagem Pierrot da Comédia Dell'Arte.
Costa Verde e Região dos Lagos:
Todas as cidades destas regiões costumam ficar lotadas de turistas - principalmente mineiros e paulistas - com destaque para Angra dos Reis, na Costa Verde, e Cabo Frio, na Região dos Lagos. Chove gente bonita. A festa nestas cidades é marcada pelos Trios Elétricos rodando por toda a orla das principais praias 24h/dia, arrastando os foliões até um palco principal que aprensentará várias atrações durante os quatro dias de Carnaval.
Apesar da folia ser bastante variada em termos musicais, assim como no subúrbio carioca, o ritmo que comanda a festa é o axé bahiano. Mas é bom lembrar que o grande motivo para essa higemonia é a proibição do funk nos eventos oferecidos por algumas das prefeituras dessas cidades pois, segundo elas, o ritmo incita a violência.
O Carnaval da Costa Verde e da Região dos Lagos é uma grande mistura do que há de melhor no Carnaval Carioca e no Carnaval Bahiano. Do Rio, eles trouxeram a tradição dos desfiles das escolas de samba. Da Bahia, a energia dos trios elétricos e o ritmo dançante do Axé. Mas excluíram o que havia de pior nos modelos originais: a necessidade de comprar ingressos e/ou abadás. Lá a folia costuma ser totalmente gratuita!
OBS.: Os carnavais de Paraty e Ilha Grande não seguem todas as indicações acima. Nestes locais, apesar de estarem totalmente lotadas de turistas e com muita gente bonita, as festas costumam ser animadas a base de marchinhas de carnaval, raves e luais nas prais.
Rio de Janeiro - Interior:
No interior do estado também tem Carnaval, mas a variação é tremenda. Em Itatiaia, por exemplo, a folia gira em torno de um coreto instalado na principal rua do centro da cidade e apresenta várias atrações durante a noite com destaque para a música bahiana. Já em Nova Friburgo, o carro chefe são mais uma vez os desfiles das escolas de samba da cidade.
Sinceramente, se você quer aproveitar o feriadão de Carnaval para fazer turismo de relaxamento, o interior do Rio é perfeito. Mas se você busca animação, vá para o litoral. Rápido.
Como eu disse, o Estado do Rio tem Carnaval para todos os gostos. A satisfação e a certeza de ter boas histórias para contar é garantida. Só não esqueça de tomar alguns cuidados que tornam-se importantíssimos nestes dias de Carnaval, como não dirigir após consumir bebidas alcóolicas, praticar sexo somente com camisinha, não sujar as ruas e prias deliberadamente, evitar brigas e desentendimentos desnecessários. Todas estas coisas podem acabar com o Carnaval de muitas pessoas. No mais, é tudo alegria.
Mas independentemente do local escolhido por você, aproveite cada dia de carnaval da melhor maneira possível, durma apenas 3 horas por dia, mantenha o sorriso no rosto, faça uma amizade a cada passo, apaixone-se a cada 30 minutos, aproveite para perder algumas calorias, achar tudo que perdeu e ainda fique com créditos com São Longuinho de tanto pular de alegria. Tudo isso vai massagear o seu ego de forma magistral. É Carnaval!
Faça a sua história, meu amigo. É sempre muito bom ter o que contar sem precisar inventar. Oportunidade melhor para isso do que o Carnaval, não tem. Faça como eu, levante a bunda da cadeira agora e vá fazer a sua história!
[Posts Relacionados]:
> E! Festival 2
> Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!
> VII Projeta Brasil Cinemark
> MysteriousAD é NOKIA TRENDS!!!
> Como me fudi no show do Los Hermanos
> Mais do Bar da B.O.A
> Dia Internacional do Rock
> Rio é sede de evento mundial do Creative Commons
Meu Universo Anárquico sente falta do Noel. E a pior é que nem sei quem foi que ganhou o desfile do Rio.
Você já está rico?
Beijos,
Posted by Anônimo | sábado, 24 fevereiro, 2007
Olá, Noel.
O Cafezinho não foi adicionado em sua lista de parceiros... você leu meus e-mail s?
http://cafezinhooo.blogspot.com/
O link do Noel está no meu blog há um tempinho já...
:((
Posted by MrCoffeBreak | domingo, 25 fevereiro, 2007