Diário de um Voluntário do Pan Rio 2007 - Parte 2
Como eu imaginava, a melhor coisa que poderia ter acontecido foi eu ter sido alocado na Vila, que é linda meeeesmo! Sorte de quem for morar lá após os Jogos. Veja algumas fotos abaixo:
De tão grande que ela é, as pessoas sempre utilizam algum meio transporte para circular dentro do mini-bairro, seja ônibus, suas próprias bicicletas de competição, carrinhos elétricos (iguais aos utilizados nos campos de golfe) ou, como o pessoal da segurança, um tipo de patinete com rodas laterais que conforme a pessoa se inclina para frente ele se movimenta. Não sei o nome ainda, mas prometo descobrir e ainda tirar uma foto para vocês identificarem. Nem eu consegui entender minha descrição.
Falando em pessoal da segurança e transporte na Vila, no meu primeiro dia eu flagrei um policial atolando sua motocicleta no gramado na entrada da Vila do Pan. Veja a montagem abaixo, com os outros três momentos em imagens menores ao lado esquerdo.
Logo depois, passei por um rigoroso sistema de segurança para entrar na Vila. Realmente só tem acesso o pessoal credenciado e alocado para trabalhar naquele local.
Conheci minha equipe de trabalho do Apoio a Tecnologia que é subordinada a empresa Atos Origin e nossa função é resolver todas as pendengas com relação ao sistema de redes da Vila - a internet e a intranet - e principalmente os problemas nos cerca de dez Cyber Cafés que atendem as delegações de todos os países participantes do Pan - com exceção de EUA e Canadá que organizaram seus próprios Cyber Cafés e trouxeram suas máquinas, todas MAC - e fazer a manutenção das máquinas.
No primeiro dia, também fiz o reconhecimento do local e dei sorte de porder assistir a cerimônia de boas vindas para a delegação do Canadá que contou os tradicionais desfiles de atletas, voluntários levando a bandeira do país, o juramento de representante da delegação canadense, as palavras de algumas autoridades da Odepa (Organização Deportiva Pan-Americana), o astiamento da bandeira e por fim uma ótima apresentação da banda AfroRaggae. As fotos e parte da apresentação do AfroRaggae você confere logo abaixo:
AfroRaggae tocando na Vila do Pan
Colocado por romullopontes
Logo após a cerimônia, fui ao trabalho resolver a primeira pendenga. No caminho, encontrei nada mais, nada menos que a Equipe Brasileira Feminina de Ginástica Olímpica voltando do centro de treinamento que tem na própria Vila. Fiquei muito surpreso e só consegui tirar uma foto da Danielle Hypólito, atleta que ganhou uma medalha de prata e outra de bronze para o Brasil! Valeu Dani!
É muito bom lembrar que Jade Barbosa, Danielle e Diego Hypólito são atletas do Flamengo, tá? No quadro de medalhas do Pan, o Flamengo ocupa a 10ª colocação com 3 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze. Melhor que muitos países! Que lindo!
Como disse, estava indo ao trabalho. Resolver problemas no Cyber dos hermanos "Marrentinos". Digo isso por que em marra e mariz em pé, os argentinos só perdem para os norte-americanos. Lá no Cyber, alguns atletas achavam que sabiam de tudo e queriam resolver sozinhos, o que piorou nosso trabalho, e ainda desdenhávam de nossa capacidade. Pode? Nos seguramos para não discutir, pois somos claramente superiores não precisamos disso para provar o contrário. Melhor ainda, resolvemos o problema e os deixamos felizes com sua tão querida e necessária internet.
Foi importante isto ter ocorrido pois nos ajudou a aprender a trabalhar em equipe e confiar na capacidade de seu colega de trabalho mesmo nos conheçamos pouco.
O restante da noite foi tranquila e o trabalho finalmente acabou. Como depois do trabalho vem sempre a diversão, resolvemos ir curtir a tão badalada Boite da Vila que estava repleta de atletas e voluntários se divertindo ao som de música eletrônica, hip hop, música caribenha e principalmente música popular brasileira - leia-se: funk, forró e samba.
O clima sempre está bom, atletas e voluntários interagem muito bem e a diversão é garantida. Falando em animação, os atletas de EUA, Cuba, Porto Rico, Jamaica e ilhas caribenhas em geral, são sempre os mais ativos nos quesitos agitação e azaração. O clima de romance rola solto! Quem disse que o Pan é só competição? Pan é também muito amor no coração e vontade de dividí-lo com outros atletas. Com a quantidade de corpos sarados que habita a boite fica difícil resistir, até mesmo para os voluntários e as voluntárias, principalmente. Afinal, são todos seres humanos, né? Normal.
Vejam algumas fotos de como é o clima da Boite da Vila Pan-Americana logo abaixo:
Por enquanto é isso pessoal pois amanhã tenho mais trabalho. Mas não acostumem com fotos de atletas se divertindo na Boite do Pan, hein. Como já disse, meu foco é o trabalho dos voluntários e não nos atletas. Esta foi apenas uma colher-de-chá para que as pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer parte deste evento possam saber como é a vida de atletas e voluntários no Quartel General do Pan: a Vila Pan-Americana, único lugar onde o público comum não tem acesso. Como o Noel é muito bonzinho e pensa sempre em deixar suas criancinhas bem informadas, não podia deixar de publicar este post. Espero que tenham gostado.
Até a Parte 3, pessoal!
[Posts Relacionados]:
> Diário de um Voluntário do Pan Rio 2007 - Parte 1
> Confira as Datas e Cidades por onde a Tocha do Pan Rio 2007 Irá Passar
> 442 Anos de Cidade Maravilhosa
> Melhores Momentos do Carnaval 2007
> Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!
Rapaz, uma vez eu conversei com o Luiz Felipe, ex-jogador de basquete da Seleção, e ele contou que o encerramento de uma olimpíada é uma sacanagem do caramba.
Os atletas se preparam durante anos, as mulheres ficam com os corpos perfeitos e depois das medalhas, só tem como comemorar ali.
Conseguiu imaginar?
heheheheh
Rapaz..
como faço pra aparecer entre os parceiros aí?
Posted by Rafael Porto | sábado, 21 julho, 2007
que coincidencia!!!
também sou voluntário e também estou com o pessoal da ATOS (só que fiquei alocado no engenhão!!)
estou aguardando a terceira parte do seu diário!!
Boa sorte para NÓS!! =)
abçs!
Posted by Anônimo | sábado, 21 julho, 2007
Olá,
Realmente trabalhar na Vila Pan Americana é o máximo, uma experiênia inigualável...
Sou contratada e trabalho na policlínica montada pela golden cross!!!
Estou amando td, é uma pena que agora não voltarei mais para a vila e participarei somente dos jogos, mas foi uma atividade que não esquecerei jamais.
Posted by Anônimo | sábado, 21 julho, 2007
E aí rapaz, tudo bom?
Sou de Cuiabá-MT, e achei seu blogger por acaso, mas já add nos meus favoritos para ver os seus comentários e fotos. Mto legal, legal mesmo. Compartilhar do que está vivendo lá dentro.
Abração e boa sorte.
Tenho certeza que esse seu "voluntariado" vai te servir mto para crescer, como pessoa e profissional. Parabéns.
Posted by Anônimo | segunda-feira, 23 julho, 2007
Avisa pro Noel que ele já tá linkado!
=D
Posted by Rafael Porto | segunda-feira, 23 julho, 2007
Olá,Romulo!!!!
Novamente venho comentar no seu blog sobre o Pan.Espero que vc não se importe...rs.
Fiquei alocada no Maracanazinho,assisti a quase todos os jogos de volei e vou te dizer uma coisa:foi muito legal!!!
É claro que também teve ralação.Afinal,acho que o brasileiro não gostou muito do fato de as cadeiras do estádio serem numeradas e,para piorar , a bilheteria também não ajudou muito vendendo ingressos duplicados,com horários trocados ou com acentos inexistentes!Deu um trabalho,uma dor de cabeça que nem te conto.Mas,na véspera da final do volei masculino posso já adiantar que os jogos foram um sucesso,agora é só esperar nossos meninos de ouro do Brasil ganharem mais uma vez!E , de lambuja,nós voluntários STS do Maracanazinho ganhamos ingressos para a final de futebol feminino no Maraca,já que estávamos de folga no dia.O placar do jogo vc já sabe:5 gols brasileiros!!!Beijos a todos e espero ler mais coisas interessantes sobre o pan no seu blog. annacintrasampaio@hotmail.com
Posted by Unknown | sexta-feira, 27 julho, 2007