Na Dúvida, Consulte o Pai dos Burros Web 2.0
Era uma vez...
Numa aula de jornalismo, a professora estava na dúvida sobre como escrever uma certa palavra. Sem dicionários por perto, ela ligou o computador que tem na sala, entrou no Google, digitou "Standart" e recebeu a resposta certa: "você quis dizer Standard". Pronto. Problema resolvido. Nada de passar vergonha na frente dos alunos.
A maioria dos usuários de internet devem fazer isso, várias vezes ao dia até, mas nunca tinha pensado que iria ver um professor universitário fazendo isso, muito menos numa sala de aula.
Se ainda restava alguma dúvida em minha cabeça, a partir deste momento tive a certeza de que o Google está, definitivamente, roubando o título de Pai dos Burros do antigo Aurélio, e não apenas para saber o modo correto de se escrever uma palavra. Até por que, palavras como "Standart" ou "Standard" nunca serão encontrados num dicionário da língua portuguesa...
Agora, quando se quer saber o significado de uma palavra, basta digitar no campo de busca do Google o comando define: e a palavra. Exemplo, define: burro. Pronto.
Além de um serviço de utilidade pública, toda esta introdução serviu pra mostrar como está difícil errar a escrita das palavras atualmente e que mesmo assim, ainda conseguimos encontrar alguns erros onde nunca poderíamos encontrar...
Antes de ser veiculado, este banner deve ter passado pelo crivo de várias pessoas. Será que ninguém conseguiu notar este erro ortográfico? Coisa simples, escreveu "extrutura" trocou "s" por "x" e pôs em dúvida toda a credibilidade da produtora. Agora eu pergunto: custava consultar o pai dos burros antes de finalizar a peça?
Tem mais...
Quando eu estava indo para o BarCamp Rio, passei pelo Shopping Barra Point cujos cinemas são operados pelo Grupo Estação. Como é de costume, os filmes em cartaz são anunciados na fachada do prédio. Um deles era - ou deveria ser - Garçonete, da Fox Filmes, mas reparei que algo estava errado...
"Garsonete"?! Assim, fica difícil surgir interesse em assistir um filme cujo título é escrito errado na fachada do cinema. Custava alguma coisa ao animal que escreveu esta besteira fazer uma pesquisa rápida pela palavra no sabe tudo só pra ter certeza? Claro que não. Na verdade, eles ganham pra isso.
O meu medo é que eles tenham cometido tais erros ortográficos tendo certeza de que estavam certos... Aí fodeu! Coitado de quem paga por isso.
[Posts Relacionados]:
> O Confronto Final: Hot Dog vs Cachorro Quente
> BarCamp Rio e Entrevista Bombástica com Madame Bela
Marcadores: Bizarrice, Cinema, Fotos, Google, Noel, Publicidade, RJ, Utilidade Pública
o google sendo o novo "pai dos burros", versão web 2.0 foi boa!!! rs
na verdade eu sempre consulto... rs
(isso quer dizer que sou um burro? xiiiii)rs
[]s
Posted by Anônimo | sábado, 10 novembro, 2007