Virginia Tech Firearms Massacre by Cho Seung-Hui
Lembrando "The Texas Chainsaw Massacre", um dos filmes de terror mais cultuados de todos os tempos, responsável por transformar o personagem serial killer "Leatherface" em ícone da cultura pop, o título desde post remete, claro, a chacina ocorrida no início da semana, na Universidade de Tecnologia da Virgínia, comandada pelo doente mental sul-coreano Cho Seung-Hui que, portando duas armas de fogo, assassinou 32 pessoas, entre estudantes e professores, e, logo depois, suicidou-se. Como diria o Midionauta Daniel Xavier em seu texto intitulado "Panela de Pressão": "esse é o problema: eles nunca se suicidam antes".
Agora eu lhe pergunto, Daniel: alguma vez na história do cinema o assassino morreu antes de matar a vítma? Não, né... Como já dizia Oscar Wilde, "a vida imita a arte". A de Cho Seung-Hui não podia ser diferente, afinal ele queria transformar sua estadia insignificante neste mundo em algo realmente importante. Suficientemente importante a ponto de mudar de verdade a vida de milhares de pessoas. Assim como nos filmes de Hollywood. Cho Seung-Hui conseguiu transformar sua estadia neste planeta. A de milhares de pessoas também. Mesmo que ele pense ser um diretor, a vida não é um filme.
Está certo, a vida não é um filme. Mas é, no mínimo, uma história, um rascunho do roteiro. Sendo assim, Cho Seung-Hui lembrou da atitude do nosso Excelentíssimo Ex-Presidente da República Getúlio Vargas em sua carta de despedida e então proclamou: "deixo a vida para entrar para a história", ao enviar vídeos e fotos suas para a rede TV norte-americana NBC e um texto-manisfesto em tom ameaçador pouco antes de praticar os últimos 29 assassinatos.
[Detalhe 1]
Uma das fotos tem grande semelhança com a cena do filme cult sul-coreano "Oldboy", de Chan-Wook Park, que ganhou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2003. Tem gente dizendo que "Oldboy" influênciou o jovem sul-coreano que vivia na Terra do Tio Sam desde os 8 anos de idade e certamente cresceu assistindo a muito mais filmes estrelados por "Leatherface", "Freddy Krueger", "Jason", "Ghost Face", "Hellraiser", "Michael Myers" e serial killers subsequêntes, que "Oldboys" da vida e por isso tenha vibrado com a saída do serial killer de Halloween, do "Big Brother Horror Movie" (Robot Chicken, ou Frango Robô - Adultswim - Cartoon Network).
[Detalhe 1/]
O envio do material para a rede de televisão é uma clara tentativa de garantir o sucesso do projeto "Matar Mother Fuckers Universitários Riquinhos, Suicidar-me e Entrar Para a História" pois caso não gravem o documentário "Tiros em Virgínia Tech" no futuro, a super-exposição na mídia televisiva internacional já é o bastante para eternizá-lo nos anais da história. Não como ele queria, claro. Ao invés de mártir, entrará para a história como mais um serial killer suicida. Pif!
[Detalhe 2]
Como bem lembrou o BlogueIsso, na Segunda Feira, dia do ataque, a Rede Globo apresentou na seção Intercine o filme "Psicopata Americano". Ironia do destino? Seria cômico, se não fosse trágico.
[Detalhe 2/]
Conclusão: Loucura não se explica nem se justifica. Mas... O que foi que eu escrevi acima mesmo? Ah! Loucura pouca é bobagem.
Só pra não dizer que não falei das flores, deixo meus pesares às famílias das vítimas da ira Cho Seung-Hui e desejo Paz para todo o mundo.
Lembrando Geraldo Vandré, termino este texto da mesma forma que comecei.
[Posts Relacionados]:
> Também não deu para o Aldemir...
> Não deu para a Cathy Seipp, mas ainda dá para o Aldemir Silva
> Mapa da Felicidade Mundial
> Dicas para NÃO curtir uma ressaca do mal pós Natal
> Dia+Mundial+da+Luta+Contra+a+AIDS
> Green Peace quer Apple Verde
> A Cura da Aids
> Doutores da Agonia - A Ciência Biomédica Nazista
> Desordem e Regresso
> Duas Verdades, Duas Grandezas
Muita paz pra você também.
Fazia um tempão que eu não passava por aqui... Gostei muito do post!
Um grande abraço!
Posted by Anônimo | sábado, 21 abril, 2007
Algumas ponderações...
Doentes mentais desse tipo estão espalhados pelo mundo inteiro, este não é o primeiro nem o ultimo com esse problema.
O que fica claro mais uma vez é facilidade com que pessoas compram armas nos EUA. Lembrando que para adquirir um arma basta apenas ter ficha limpa e identidade, nem mesmo um simples exame psicotecnico (que aqui fazemos para podermos dirigir!) é exigido.
Neste estado em especial onde uma criança de 12 anos pode comprar uma arma (exatamente como a usada na chacina) com autorização dos pais.
O que fica claro novamente é que em um pais sem critérios para o porte de armas só pode ocorrer merda.
Posted by Anônimo | segunda-feira, 23 abril, 2007
Realmente é fogo meu caro Noel.
Também desabafei em meu blog.
As vezes é presciso.
Posted by Anônimo | segunda-feira, 23 abril, 2007