

A busca incessante pela organização de toda a informação existente na rede mundial de computadores ganha mais um importante capítulo:
o Google pretende encorajar as pessoas a contribuir com conhecimento em troca de dinheiro.
O blog oficial do Google informou que
os engenheiros da empresa estão criando um concorrente para a Wikipedia. O serviço será chamado de
Knol e intregrará recursos encontrados em redes sociais ao sistema wiki, possibilitando que o leitor obtenha maiores informações sobre os autores dos verbetes e maior acesso a eles através das urls distinadas exclusivamente para cada usuário.
A possibilidade de qualquer usuário editar um artigo será excluída da versão wiki do Google. O recurso só ficará disponível para o próprio autor do verbete. Isso gerará
vários artigos sobre o mesmo assunto, mas
com opiniões diferentes. A concorrência de idéias é uma
"coisa boa", diz o vice-presidente de engenharia Udi Manber.
Knol é uma "unidade de conhecimento". O nome da ferramenta é inspirada na palavra inglesa "knowledge" ("conhecimento", em português), que representa a reunião dos artigos do sistema.Há mais de um ano, quando incorporou o sistema wiki
Jotspot,
o Google já começava a dar sinais de que planejava monetizar o wiki e remunerar o conhecimento de seus usuários. Como?
Através do seu produto mais rentável, o
Adsense, é claro. Os autores dos verbetes que forem considerados mais relevantes e precisos, de acordo com a avaliação dos próprios leitores, deverão receber parte da receita de publicidade gerada pela página do artigo, desde que liberem a inserção de anúncios em seus textos. Agora,
quem escrevia pelo simples prazer de compartilhar seu conhecimento poderá ser remunerado por isso ao invés de fazer doações para a manutenção da ferramenta. O Google aposta na ambição dos usuários da própria Wikipedia para derrubá-la.
A parte que caberá ao Google é alterar a posição dos artigos do Wikipedia nos resultados de pesquisa. Assim, quando uma pessoa procurar por "Wikipedia", por exemplo, poderá aparecer como primeiro resultado um artigo do Knol que fale sobre o concorrente. Isso não é exagero.
Isso é consciência capitalista racionalmente aplicada. Se o Google tem o maior site de buscas do planeta, por que não intervir em favor de si mesmo?
O Knol ainda não tem data de lançamento.
Somente alguns privilegiados tiveram a oportunidade de testar a ferramenta mas, ao que tudo indica, logo estará aberto a toda a comunidade. Já estou esperando este dia chegar.
Quero ver como será o comportamento dos usuários do Wikipedia, dos
probloggers e dos espertinhos que tentarão se aproveitar da novidade.
Tenho certeza que haverá um copy and paste da maioria dos artigos do Wikipedia. Qual será a atitude do Google para inibir esta possível prática?
A era do subjetivismo está com seus dias contados.
A blogosfera nunca escreverá tantos artigos completos, pois aproveitarão para compartilhar no Knol todo o conhecimento inserido no post que acabou de fazer e
ganhar mais uma graninha do Adsense.Haverá ainda
pessoas que nunca tiveram um blog e
escreverão no Knol como se tivesse um. Cada artigo terá um autor, que será facilmente encontrado através de sua url exclusiva.
O autor do conhecimento encontrado no wiki não mais será a comunidade. O revolucionário e inocente pensamento dos criadores do Wikipedia está sendo superado pela busca da maior credibilidade o do lucro.
A
Wikipedia está disponível atualmente em 250 idiomas que, juntos, contabilizam mais de
8 milhões de artigos. Qual será o futuro da maior enciclopédia colaborativa virtual do planeta?
Quem vencerá o certame Knol x Wikipedia? O futuro dirá.
[Posts Relacionados]:>
Curta brasileiro "Laços" vence o Youtube Project: Direct>
Rafinha 2.0 - O Retrato do Jovem Contemporâneo>
Indústria Cultural Resumida em uma Frase>
Na Dúvida, Consulte o Pai dos Burros Web 2.0>
Como ganhar dinheiro usando Google Adsense e RevverMarcadores: Blogosfera, Capitalismo, Google, Knol, Noel, Problogger, Super Textos Reflexivos, Web 2.0, Wikipedia